Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Saladas e Vinho, como harmonizar?

Minha geente!

Preciso dividir esta experiência com vocês. Fui convidada recentemente para substituir o instrutor que daria uma aula de saladas Contemporâneas na loja da Nova Mercantil - Comércio. 

Como já havia enviado anteriormente 4 aulas a pedido da Vanessa Bellini (Consultora Gastronômica da loja), foi fácil aceitar o chamado para dar a aula mas com o nome de Saladas Cosmopolitas.
 
Cheguei na sala de aula um pouco nervosa, gente bateu uma insegurança por conta do instrutor ser famoso e os alunos estarem ansiosos para ve-lo.

Foram chegando aos poucos, me olhando curiosos e quando eu me apresentei dizendo que aquele dia eu seria a instrutora, vi nitidamente nos olhos dos alunos o quanto ficaram desiludidos. Gente que barra!!!! Para completar tudo isto, ainda faltou água! É mole?

Conseguiram contornar a situação com aqueles botijões com torneiras e começei a aula. Fui aos poucos conquistando a confiança dos alunos e no final todos agradeceram a minha aula.

Vinho x Salada
  • Use vinhos com acidez elevada 
  • Vinhos doces combinados com saladas que tenha um toque doce 
  • Use vinhos leves 
  • Evite vinhos muito complexos ou sutis

Salada Caprese tipo 1
Salada Caprese tipo 2

Salada Caprese tipo 3

Ingredientes:
4 tomates médios, 250 g de mussarela de búfala, manjericão fresco picado a gosto
3 colheres de sopa de azeite extra virgem, pimenta do reino preta, sal qb

Corte os tomates os tomates e a mussarela em fatias finas e disponha os pedaços no prato, alternando, de forma que as camadas fiquem superpostas. Salpique o manjericão e a pimenta. Tempere com sal e regue com azeite.
Salpicão de Cenoura
1 ½ kg de cenoura ralada grossa, 2 latas de milho verde, 300 g de mussarela, 200 g de passas brancas sem sementes, 350g creme de leite ou iogourte natural, 1 pct de batata palha, 2 colher de sopa de molho inglês, 1 pé de alface, Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture. Em uma saladeira disponha a alface, arrume sobre elas a salda e disponha por cima a batata palha.

Salada Bombaim (batata doce, maçã e pimenta)
 
Ingredientes:
1 xícara de folhas de hortelã, 200 iogourte natural, 2 batata doce média (cozida), 1 colher de chá de sal, 2 maças verdes
Molho: ½ cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 1 colher de sopa de limão, 1 colher de café de mostarda, 1 colher de café de casca de limão, 4 fatias de pimenta dedo de moça, 1 colher de café de pimenta branca, 1 colher de chá de gengibre ralada.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o hortelã, o iogourte, junte a cebola, o alho picado, o suco de limão, a mostarda, a raspas de limão e a maionese, reserve. Corte as batatas e as maçãs em cubos, a pimenta em tiras finas  e misture com o parte do molho. Enfeite a gosto.
Salada Exótica
 
1 maço de endívias, 1 maço de alface crespa, 1 maço rúcula, 1 maço de alface comum, 1 manga rosa grande e madura, 1 cx de morangos laminado, 400 g de queijo minas em cubo 300 g de presunto de parma
Molho: Bata no liquidificador 1/2 xícara de mostarda, ½ xícara de axeite, ¼ xícara de vinagre de maçã, 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, 1 colher de chá de açúcar e sal a gosto, salsa a gosto.

A turma!
Saudações gastronômicas!!!!

"Tudo é difícil até ficar fácil", esta é uma frase dita pela Neka Mena Barreto que eu adoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário